quinta-feira, 6 de maio de 2010

Embromação ou verdade?

Estava assistindo ao Bom Dia Brasil da Rede Globo hoje e fui surpreendido por uma propaganda, não sei se do Ministério da Justiça ou do CNJ ou de quem seja, sobre as penas alternativas e seus efeitos.

Dizia lá a propaganda que 95% dos condenados a penas alternativas, isto é, prestação de serviços à comunidade, não voltavam a cometer crimes.

Fiquei meio chocado por que de forma subliminar induz a acreditarmos que a aplicação de penas alternativas é a solução.

Ora, sujeito que é condenado a pena alternativa, pelo fato de ter sido condenado, entendo eu, deixou de ser réu primário. Réu primário se delinquir novamente não tem mais direito a pena alternativa, é cadeia mesmo.

Não adianta grandes advogados por que quando a sentença sair não incluirá a pena alternativa.

Assim, me pergunto se não é o medo e a certeza de que na próxima vez  irá o sujeito para a cadeia, que faz com que estes 95% -se for verdade- não voltem a delinquir e não a pena alternativa?

Ainda falta também, para que não pareça que se manipulou a informação da propaganda, algumas perguntas a serem respondidad, como por exemplo:

Esta medição se deu em que período após o cumprimento da pena? 6 meses? 1 ano? 2 anos? 10 anos?

Estatística é muito fácil de ser apresentada da forma que convém ao apresentador mas os fatos matemáticos continuam lá e não mentem.

Eu não acredito que qualquer país vá conseguir reduzir a criminalidade sem que exista por parte dos cidadãos o respeito pela lei e o mêdo e a certeza do castigo se infringi-la.

Me enche o saco esse pessoal de propaganda governamental achar que o Brasil que pensa vai engolir coisas assim sem reagir.


Muda, Brasil! Por que eu não aguento mais tanta avacalhação!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Carlos Eduardo,

Sinceramente é muito errada sua fala visto que estamos falando de uma estatística real. Penas Alternativas são dados não a sujeitos que são réu-primários como dito por vc. Penas Alternativas são dadas as pessoas que cometem delitos de pequeno ou médio potencial ofensivo, ou seja, aqueles que por lei tem penas inferiores a 4 anos. Esses crimes meu caro dizem respeito a diversos delitos, tais como pertubação de sossego, uso de drogas, desacato, desobediência, dirigir sem carteira mais uma dezena de crimes que siceramente muitos de nós nem sabemos que são crimes.
No mais, acredito que a pena alternativa é uma solução sim, a super lotação de presídios que não fazem mais do que tratar desumanamente quem estar lá dentro.
Penas alternativas tem caráter educativo sim, pois elas possibilitam que as pessoas entrem em contato com trabalhos sociais e qndo acompanhadas por uma CEAPA, que é uma central de acompanhamento possibilitam inclusão sociel e cidadania.

No mais,

ME ENCHE O SACO OUVIR UMAS BABAQUICES sem conhecimento algum sobre ações que fazem diferença na vida das pessoas.